Diário da Serra
Diário da Serra

CASO HORÁCIO PEREIRA – Câmara decide periciar áudios antes de medidas mais drásticas

Rosi Oliveira / Redação DS 02/05/2024 Política

Poucos foram os vereadores que não abordaram o tema na tribuna

Decisão foi acatada por maioria dos vereadores

Câmara decide periciar áudios antes de medidas mais drásticas

Após a divulgação de Nota de Esclarecimento e de ventilar uma possível abertura de Comissão Especial de Inquérito, a Câmara Municipal de Vereadores optou por realizar perícia nos áudios divulgados na quinta-feira passada, dia 25 de abril, com relatos de acontecimento na Casa de Leis que fogem à normalidade, de acordo com o regimento da Casa de Leis. Os áudios foram publicados como sendo do vereador Horácio Pereira, que nega o fato, assegurando ter sido vítima de Inteligência Artificial (AI).

Na Sessão Ordinária realizada na terça-feira, dia 30, a presidente Elaine Antunes (PL) apresentou requerimento aos pares para que uma auditoria dos fatos seja realizada a partir da perícia dos áudios. Diante de uma casa cheia, a presidente leu a solicitação e disse que antes de tomar medidas mais severas, esse seria o primeiro passo.

O assunto foi extremamente vexatório e poucos foram os vereadores que não abordaram o tema na tribuna, dentre os quais estavam Romer Japonês, Nivaldo Leiteiro, Hélio da Nazaré, Eduardo Sanches, Rogério Silva, Ademir Anibale e a presidente, Elaine Antunes, que em sua grande maioria disseram que não irão se adiantar em uma decisão mais drástica, pelo fato de que ‘isso pode acontecer com qualquer um deles’, referência ao fato de terem a AI usada para espalhar inverdades (fake news).

O primeiro a falar na tribuna foi o vereador Horácio que desconhece a procedência dos áudios.

“Já está nas mãos da justiça... e até mesmo colegas vereadores aqui desta casa já foram alertados que é uma fake news feita contra esse vereador”,

comentou.

“Eu não vou perder o meu foco. Vocês podem  abrir o que vocês quiserem abrir aqui dentro, dentro das prerrogativas da Câmara Municipal, para mim não tem problema nenhum”,

assegura o vereador.

Vereadores citados nos áudios asseguram que caso não cairá no esquecimento

Durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores que contou na tarde de terça-feira, dia 30, com casa cheia, os comentários giraram em torno do ocorrido no final da semana quando os áudios foram divulgados. Durante as falas, alguns foram comedidos nas palavras e alguns disseram do quanto o fato abalou a Casa de Leis, que não é formada apenas por vereadores, mas também por servidores e servidoras que se sentiram fortemente atacadas pelos áudios que são imputados ao vereador Horácio Pereira. Em uma das falas, houve o relato que no dia seguinte aos fatos, mulheres não foram trabalhar por se sentirem atingidas e pelo fato dos maridos terem ficado constrangidos.

O vereador Romer Japonês, ao subir a tribuna, fez questão de divulgar os áudios para os presentes e disse que já fez um boletim de ocorrências e que aguardará o desenrolar dos fatos, mas assegurou que mesmo que demore, o fato não cairá no esquecimento. Cabe salientar que Romer foi um dos vereadores que teve o nome citado nos áudio junto com o vereador Davi Oliveira e o prefeito Vander Masson.

Quanto a Davi Oliveira, já durante a fala do vereador Horácio na tribuna, demonstrou que entre os dois o clima é de tensão e ao fazer uso de sua fala aproveitou para lembrar que nada fica encoberto.

“Já fiz o boletim de ocorrência e isso saiu de algum lugar. Seja você homem ou mulher, nós vamos chegar até você. Temos uma das melhores polícias do estado e tenho certeza que vamos encontrar o responsável”,

dissa Davi, visivelmente inconformado.

O líder o prefeito na Câmara Municipal, Rogério Silva também se pronunciou.

“É inaceitável um representante do povo, que está dentro dessa casa ter esse tipo de conduta”.



Diário da Serra

Notícias da editoria