órgão busca o engajamento dos eleitores para a inscrição voluntária
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou o chamamento de mesários voluntários para as Eleições Municipais 2024, que ocorrerão em 6 de outubro, oportunidade em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 142 municípios do Estado. Com banner em destaque no site, o órgão busca o engajamento dos eleitores para a inscrição para mesário voluntário.
“O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia. Cabe ao mesário facilitar e assegurar ao eleitor o exercício do direito de votar e ser votado e que sua vontade seja respeitada”,
informam, em mensagem publicada, convidando a todos para serem mesários ou mesárias voluntárias.
“O canal para inscrição como mesário voluntário está sempre disponível pela internet ou aplicativo e-Título. As inscrições podem ser feitas o ano todo”,
reforça o Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Renato Bisse Cabral, ao destacar, contudo, que agora as atenções se voltam para as eleições e por isso a ênfase nas inscrições para mesários voluntários.
Em Tangará da Serra, costumeiramente, o número de mesários voluntários ultrapassa os 50%. Somente na última eleição foram cerca de 1,4 mil pessoas convocadas para atuarem na 19ª Zona Eleitoral, nomeados para trabalhar como mesários e em outras funções nos municípios de Tangará da Serra e de Nova Olímpia.
Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário tem os seguintes benefícios: dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.054/97, art. 98); em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate, se for o caso, se prevista essa possibilidade em edital; isenção da taxa de inscrição em concursos públicos do Governo do Estado de Mato Grosso; se for universitário, a atividade de mesário é reconhecida como atividade extracurricular, em instituições parceiras.
A inscrição pode ser feita pelo site do TRE-MT e pelo aplicativo e-Título.