Diário da Serra
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COMPRAS – Dia das Mães pode injetar R$ 848mi na economia de MT

Assessoria 07/05/2024 Geral

Favorecendo ainda mais o aquecimento da economia

Pesquisa de intenção de compras para a data

Diversos segmentos do comércio e serviços, como perfumarias e cosméticos, roupas, sapatos e acessórios, além de lojas de eletrônicos, floriculturas e estética podem se beneficiar com a principal data comemorativa deste primeiro semestre, o Dia das Mães. A pesquisa de intenção de compras para a data de 2024, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), espera uma movimentação de R$ 848 milhões na economia de Mato Grosso.

Os produtos mais citados pelos respondentes são cosméticos e perfumes, com 24%. Roupas e sapatos aparecem com 14% e 10%, respectivamente. Os mato-grossenses lembraram, ainda, de produtos eletrônicos (8%), seguido de joias, semijoias e bijuterias (7%). Salões de beleza, com procedimentos estéticos, aparecem com 2% e cestas de café da manhã com 1% na pesquisa.

Observa-se, ainda, um aumento de 5,34% na média de gastos no comparativo com o Dia das Mães do ano passado, passando de R$ 334,16 para os atuais R$ 352,00 neste ano, impactando diretamente os setores de comércio e serviços.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também destaca a variedade de segmentos que podem ampliar seu faturamento em uma das principais datas comemorativas do comércio e serviços.

“(…) O cenário da pesquisa se mostra bastante positivo, visto que há um aumento na pretensão de gastos, mas há também uma diversificação nos produtos a serem consumidos, favorecendo ainda mais o aquecimento da economia do estado”.

O levantamento do instituto mostra, ainda, que o cartão de crédito foi o mais citado entre as formas de pagamento com 47%, depois o Pix com 29%, cartão de débito com 10%, em seguida dinheiro com 9% e carnês e boletos somam 5%.

Entre os que não consumirão na data, 61% disseram que não comemoram a data, em seguida, 25% apontam questões financeiras. Outros 7% atribuíram a disponibilidade de tempo e 5% a distância.

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