Diário da Serra
Diário da Serra

IMUNIZAÇÃO – Tangará da Serra inicia vacinação contra a dengue nesta quarta

Fabíola Tormes / Redação DS 07/05/2024 Saúde

Meta de vacinar cerca de 7 mil crianças e adolescentes

Município recebeu 1.800 doses para este início

Com mais de 3,6 mil casos notificados, três óbitos confirmados e um em investigação, a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira, dia 8 de maio, a aplicação das vacinas contra a dengue em Tangará da Serra.

Neste primeiro momento, de acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, o imunizante será disponibilizado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Para isso, Tangará da Serra recebeu 1.800 doses para este início, diante de uma meta de vacinar cerca de 7 mil pessoas desse público-alvo: crianças e adolescentes.

“A vacina contra a dengue estará disponível a partir desta quarta-feira, 08, nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), exceto na USF Centro. A vacinação é realizada das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, de segunda a sexta-feira”,

informa, ao lembrar da necessidade de apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação.

Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) distribuiu mais de 32 mil doses da vacina contra a dengue a 35 municípios mato-grossenses selecionados pelo Ministério da Saúde.

“Pedimos aos pais que residem nos 35 municípios elencados pelo Ministério da Saúde que levem as crianças de 10 a 14 anos para vacinar, pois esse é o público que deve tomar a vacina agora. E o principal: não deixem de tomar os cuidados contra o mosquito da dengue, pois cerca de 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais”,

enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As doses foram liberadas após uma reunião orientativa e de alinhamento entre equipes técnicas do órgão federal e da SES. A expectativa é de que o Estado receba mais 99 mil doses nas próximas semanas.

Diário da Serra

Notícias da editoria