Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Vacinação contra a Influenza é ampliada para todas as pessoas

Redação DS / Agência Brasil 03/05/2024 Saúde

Vacina está disponível em todas as unidades de saúde

Imunizante pode ser aplicado em pessoas acima de seis meses

Buscando conter os casos mais graves e internações, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para todas as pessoas. A medida foi divulgada na terça-feira, dia 30, e a partir desta quinta-feira, dia 2 de maio, o imunizante pode ser aplicado em pessoas acima de seis meses. Anterior a isso, a imunização tinha como público-alvo apenas os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos e povos indígenas.

Em Tangará da Serra a meta de vacinação dentro do grupo prioritário era de 34.295 pessoas. Desses, até esse momento, foram aplicadas 5.990 doses alcançando 18,35% da meta anteriormente estabelecida.

Agora, com a ampliação, Tangará sobe para 100 mil a meta de vacinação, conforme revela o secretário Municipal de Saúde, Wellington Bezerra.

“Teoricamente nós temos aqui quase esse número com possibilidade de receber a vacina contra gripe. Agora esse número sobe substancialmente, isso é claro, naturalmente que depende da procura deles”,

salienta o secretário.

“Nós tínhamos uma previsão para o grupo prioritário de trinta e poucas mil vacinas, que ainda estão vindo os lotes, e estamos aguardando o posicionamento do Ministério em relação a essa ampliação e como vai proceder essa nova distribuição”.

Mato Grosso já recebeu 884 mil doses de vacina contra a Influenza e a previsão é de que o Estado ainda receba 416 mil doses do Ministério da Saúde.

Mas Bezerra destaca que em Tangará da Serra todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) tem doses da vacina e interessados já podem buscar a unidade mais próxima.

A ampliação, além de levar em conta os casos elevados da doença, também se justifica pelo fato de que dentro do grupo prioritário a procura pela vacina está bem abaixo do esperado. Essa é uma forma de não perder o imunizante que assim como qualquer outro medicamento tem prazo de validade.

Diário da Serra

Notícias da editoria