Diário da Serra
Diário da Serra

COMBATE AO MOSQUITO – Segunda fase de aplicação do 'fumacê' inicia nesta segunda

Rosi Oliveira / Redação DS 18/03/2024 Saúde

O mosquito já se tornou resistente a quatro tipos de inseticidas

A primeira fase foi entre 11 e 14 de março

Inicia nesta segunda-feira, 18, o segundo ciclo de aplicação de 'fumacê' em Tangará da Serra e, assim como na semana anterior, a dispersão do inseticida inicia às 5h30 pelo Morada do Sol, Residencial Barcelona e Jardim Esmeralda. Já no período da tarde, das 16h às 21h, o fumacê será direcionado ao Residencial Barcelona, Jardim Valência, Jardim Presidente, Jardim Esmeralda e Parque Figueira.

Esses foram os bairros que já receberam o mutirão de limpeza, e a primeira fase de aplicação do veneno e, ainda terão mais duas etapas que acontecerão de 27 a 31 de março, e a quarta e última entre os dias 4 a 8 de abril.

As aplicações, assim como já veiculado pelo DS, serão realizadas em quatro fases para matar o mosquito, uma vez que o veneno não mata as larvas. Portanto, nesses quatro ciclos, os ovos tem o tempo para eclodir e assim, se tornando mosquito, será abatido com o veneno que entre cinco composições, atualmente, somente um faz efeito sobre o mosquito, que tem passado por mutações, forçando pesquisadores a intensificarem estudos na busca de desenvolver inseticidas que abatam o Aedes aegypti, que já se tornou resistente a quatro tipos de inseticidas antes utilizados.

Diário da Serra

Notícias da editoria