Diário da Serra
Diário da Serra

Clima: Região de Tangará da Serra poderá ter chuvas com maior volume entre sexta e sábado

Sergio Roberto / Enfoque Business 05/02/2021 Geral

Tangará da Serra e região circunvizinha – que inclui municípios como Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Olímpia e Barra do Bugres – deverão apresentar volumes entre 50 e 80 milímetros

Geral

Uma grande frente fria que avança sobre o Brasil vai estimular uma forte convergência de umidade sobre o Mato Grosso. Segundo os principais sites de meteorologia do país, como clima tempo e CPTEC/Inpe, a tendência é de que os próximos dias sejam de instabilidade climática, com potencial para chuva forte e volumosa.
 

Tangará da Serra e região circunvizinha – que inclui municípios como Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Olímpia e Barra do Bugres – deverão apresentar volumes entre 50 e 80 milímetros até sábado, 6. As precipitações mais intensas deverão ocorrer nestes municípios a partir desta sexta-feira.


Em Cuiabá e Cáceres também há previsão de chuvas mais volumosas no período. Enquanto na capital poderá chover entre 60 e 70 milímetros, em Cáceres as chuvas poderão somar 50 milímetros.


Em Tangará da Serra, o volume acumulado de chuvas nos últimos 30 dias foi de 256 milímetros, segundo o Clima Tempo.


Aspectos
 

Em se confirmando as precipitações mais intensas, há dois aspectos a serem considerados. Se por um lado as chuvas vão contribuir para elevação do nível dos rios e reservatórios para abastecimento de água das cidades, por outro poderão causar vários transtornos nos centros urbanos.
 

Ou seja, há possibilidade de ocorrência de alagamentos em vários pontos das cidades, onde as drenagens de águas pluviais apresentam problemas e limitações.
 

Um dado positivo, porém, é que as previsões não indicam chuvas com ventos fortes.
 

Temperatura
 

A temperatura também vai baixar um pouco em função basicamente do excesso de nebulosidade da chuva frequente. A médias em todos os municípios citados acima ficarão entre as mínimas de 22°C e 34 graus celsius.

Diário da Serra

Notícias da editoria