Diário da Serra
Diário da Serra

AÇÃO SOLIDÁRIA – Unitan e Igreja Holiness realizarão Campanha de Doação de Sangue neste sábado

Fabíola Tormes / Redação DS 20/10/2020 Saúde

Ação é aberta a toda a população, durante todo o dia– 7h30 até 17h

Unitan estará de portas abertas neste sábado

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) e a Igreja Evangélica Holiness, através do Ministério da Ação Social, realizarão neste sábado, dia 24 de outubro, a 2ª Campanha de Doação de Sangue.


A ação solidária, aberta a toda a população, acontecerá durante todo o dia – das 7h30 até 17h, nas dependências da Unitan. “A campanha tem por objetivo coletar o maior número possível de bolsas de sangue para aumentar o estoque da Unitan, e, com isso, abençoar a vida de muitas pessoas”, afirma o coordenador do Ministério da Ação Social da Igreja, Antônio Saretto, ao convidar toda a população para esta campanha solidária. “Através da sua doação, você estará ajudando muito, mas também poderá ajudar divulgando a campanha (...) que tem como público alvo toda a cidade de Tangará e redondezas, até as cidades próximas que também usufruem do estoque de sangue da Unitan”.


Para ser um doador, o voluntário deve ter idade entre 16 a 69 anos; pesar no mínimo 51 quilos; estar alimentado (não ingerir alimentos gordurosos antes da doação); ter dormindo pelo menos quatro horas nas últimas 24 horas; e estar munido de documentos de identificação. Além disso, não pode estar gripado ou com febre, estar grávida ou amamentando, ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, estar com Covid o ter tido a doença 30 dias antes da doação, entre outros impedimentos como doenças relacionadas a hepatites, chagas, hanseníase e outros.


Atualmente o estoque de sangue da Unitan está regularizado, mas, de acordo com a coordenadora da unidade, Juliana Marinho Gramarin Costa, todas as doações são importantes para que continue dessa forma, tendo em vista que a Unitan atende todos os hospitais públicos e privados, UTIs e Centros Cirúrgicos de Tangará da Serra, além de cinco municípios da região – Campo Novo do Parecis, Sapezal, Brasnorte, Nova Olímpia e Denise.


Para garantir segurança ao paciente, a coordenadora reforça que aqueles que forem até e Unidade neste sábado usem máscara e evitem aglomerações.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria