Diário da Serra
Diário da Serra

FIGUEIRA - Cerca de 3 toneladas de lixo são retiradas de córrego

Fabíola Tormes / Redação DS 20/09/2021 Geral

Ação ambiental realizada pelo Rotary Centro e parceiros

Geral

O Córrego Figueira é um dos afluentes do Rio Queima Pé, sendo, portanto, um dos córregos responsáveis pelo abastecimento de água de Tangará da Serra. Ele, que passa pela área urbana do município, desde a Vila Alta II até a região do Jardim Esmeralda, recebe de forma irregular muito lixo e entulhos.

Para mudar este cenário, voluntários do Rotary Club Tangará da Serra Centro e parceiros – Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Câmara Municipal, Rotaract e Interact, entre outras pessoas da comunidade – fizeram a limpeza de toda a extensão do córrego Figueira. A ação marcou o Dia Mundial de Limpeza das Águas, lembrado todo dia 19 de setembro de cada ano.

“Encontramos muito lixo doméstico. Tinha televisão, liquidificador, muito copo, pacotinhos de ketchup e maionese (…) foi pesado. Recolhemos em torno de três toneladas de lixo”,

relata a presidente do clube de serviços, Jéssica Gonçalves Melo. 

“Triste essa situação, pois é um córrego que a gente vê que está ativo, com bastante peixinhos, inclusive. Fizemos o máximo que podíamos, mas ainda tem muita coisa”,

complementa a responsável, ao destacar que a ideia do Rotary Centro é continuar com esta limpeza em todos os córregos que passam pela cidade.

“Justamente porque estamos vivendo um dos piores momentos de degradação ambiental e crise hídrica. Então porque não fazer esse projeto que é tão importante a todos. Mas precisamos da ajuda da população, para que se conscientize da importância dos cuidados e preservação desses locais”.


Diário da Serra

Notícias da editoria