Diário da Serra
Diário da Serra

Desde o dia 13, quatro pacientes com suspeita de coronavírus foram hospitalizados em Tangará

Paulo Desidério - Redação DS 27/03/2020 Saúde

No momento, apenas um está internado, com quadro clínico estável

Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu na tarde desta sexta-feira, 27, nota informativa com dados relacionados aos casos de coronavírus em Mato Grosso. O documento ressalta que no Brasil já são 3.417 contaminações confirmadas e 92 mortes em decorrência do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, 646 casos foram notificados. Destes, 556 ainda são considerados suspeitos e 11 foram confirmados.

 

Tangará da Serra não tem nenhum caso confirmado de contaminação por Covid-19 até o momento. No município, foram efetuadas 28 notificações, há 26 casos suspeitos e dois descartados, conforme boletim do Comitê Interinstitucional de Monitoramento ao Coronavírus. Entretanto, a SES-MT destacou na nota que das 28 suspeitas notificadas na cidade, quatro pacientes precisaram ser hospitalizados, sendo um destes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

O documento ressalta ainda que em todo o estado, 30 pessoas foram hospitalizadas com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus. Além dos quatro pacientes de Tangará, foram 18 internações em Cuiabá, seis em Sorriso e duas em Barra do Garças. Sobre pacientes na UTI, a SES informou que existem 12 pacientes nesta condição em todo o estado. Além do caso suspeito de Tangará da Serra, há 10 em Cuiabá e um em Sorriso.

 

A nota foi assinada pelo Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e pelo Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Silva Melo.

 

"Nesse boletim divulgado agora, nós trazemos informação de síndrome respiratória aguda grave. O que é isso? Que ainda não têm confirmação se é Covid [19]. Pode ser Influenza [Gripe comum], qualquer outra síndrome grave, mas que precisa de ter uma investigação maior. Já coletamos as amostras desses pacientes e o Lacen já está fazendo testes. A partir de amanhã já saberemos sobre esses casos suspeitos de Covid [19] que estão internados, se eles efetivamente estão internados com alguma infecção pelo coronavírus ou por qualquer outro vírus", declarou o secretário de saúde, em pronunciamento oficial feito nas redes sociais, ao citar as internações de Tangará da Serra.

 

Vigilância Epidemiológica responde

Em comunicado emitido na noite desta sexta, 27, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Vigilância Epidemiológica, justificou que as informações contidas na nota informativa da SES-MT "são relativas a dados enviados anteriormente a visita médica". O documento assinado pela responsável técnica Juliana Herrero ressalta também que dos casos suspeitos registrados na cidade, apenas um paciente segue hospitalizado.

 

"Internado na enfermaria com quadro clínico estável em nosso Município. Os demais tiveram alta por melhora no quadro clínico e encontram-se em isolamento domiciliar", destaca.


Veja abaixo as duas notas. 

 



Diário da Serra

Notícias da editoria