Busca no site: .. Busca Avançada
Clube do Assinante | Espaço da Leitura | Fascivest | Expediente | Contato | Créditos

Tangará da Serra-MT, 9 de setembro de 2010 | 102 leitores Online.
Tangará da Serra
Mato Grosso
DS Artigos
DS Cultura
DS Curtas
DS Economia
DS Esportes
DS Geral
DS Leitor
DS Policial
DS Política
DS Rural
DS Social
DS Educação
DS Saúde
DS Cinema
DS Classificados
DS Nacionais
Publicidade Legal
DS Vídeos
..: Página Inicial | DS Rural | Notícia
Frenlog quer agilidade na implantação do PAC em 2010, apesar do ano eleitoral
PortoGente - Data do Arquivo: 7/1/2010
     O setor produtivo vai cobrar mais agilidade do governo Lula na implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), independentemente deste ser um ano eleitoral. Para o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte de Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira (PR-MT), a infraestrutura de transportes brasileira não tem acompanhado o ritmo de crescimento da produção, fato que interfere muito na competitividade do País.
Nesta entrevista exclusiva ao site PortoGente, o deputado avalia os primeiros resultados do trabalho da Frenlog, criada há um ano para agregar deputados e senadores que advogam em defesa da indústria, do comércio e do agronegócio. Fala também sobre as prioridades da Frente para 2010 e, entre outros assuntos, sobre a aposta do setor produtivo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como principal financiador de investimentos, privados ou não, na malha ferroviária.
Pereira ainda fomenta a tradicional queda de braço entre setor produtivo e ambientalistas, ao impor ao Congresso Nacional uma agenda definitiva e urgente para este ano: a alteração da legislação ambiental, com o propósito de tornar os licenciamentos descentralizados e, com isso, favorecer investimentos rápidos em logística.
PortoGente – Por que a Frenlog decidiu priorizar a malha hidroviária em 2010? Alguma controvérsia em relação ao foco proposto pelo PAC, de centrar nas estruturas multimoldais?
Homero Pereira – A Frenlog não tem priorizado somente o modal hidroviário. Temos mostrado a importância de explorarmos de forma eficiente e ao máximo o transporte multimodal, afinal, cada modal tem a sua importância e competitividade, de acordo com as distâncias a serem percorridas. É lógico que para grandes distâncias o modal hidroviário é o mais competitivo.
PortoGente – Como a Frente vai se posicionar em relação ao PAC neste ano eleitoral?
Homero Pereira – Vamos continuar cobrando do governo mais agilidade na implantação de nossa infraestrutura, independentemente de ser ano eleitoral. O trabalho da Frente tem que continuar.
PortoGente – As perspectivas de expansão da estrutura portuária brasileira são grandes. A iniciativa privada está preparada para os investimentos necessários ou a meta é consegui-los pelo BNDES?
Homero Pereira – Realmente o Brasil precisa expandir nossa estrutura portuária e temos visto avanço nesta área, seja por parte do poder público ou da iniciativa privada. Desde a criação da Secretaria Especial de Portos tem aumentado o volume de investimentos nesta área, porém ainda está aquém da necessidade. Esta é uma ótima oportunidade de negócio para iniciativa privada, com o apoio do BNDES.
PortoGente – Quais os projetos prioritários? Afetam quais regiões? Como o senhor avalia os impactos ambientais e sociais dessas obras?
Homero Pereira – Existem em todos os modais inúmeros projetos estruturantes, que afetam positivamente todas as regiões do País e que precisam ser desenvolvidos dentro de um conceito amplo de sustentabilidade. Compatibilizando o tripé econômico, social e ambiental. Esse modelo serve para a estrutura portuária, para navegação de cabotagem, para recuperação e ampliação da malha rodoviária, para modernização e ampliação da ferroviária e para navegação dos nossos rios.
PortoGente – Como a Frente pretende lidar com a legislação ambiental, acusada de emperrar muitos dos investimentos em infraestrutura?
Homero Pereira – Só tem um jeito: mudar a atual legislação. E isto é uma prerrogativa que o Congresso Nacional não pode abrir mão para o bem do desenvolvimento sustentável de nosso País. Caso não ocorra, poderá comprometer o futuro tanto para o meio ambiente quanto para a economia brasileira.
PortoGente – Quais as perspectivas de atuação da Frente no que tange às ferrovias e rodovias?
Homero Pereira – São boas. Temos interagido com representante de todos os segmentos de transportes, no sentido de apoiar suas reivindicações. Estamos construindo juntos legislações compatíveis com a realidade desses setores.
PortoGente – Como o senhor avalia o trabalho da frente neste ano?
Homero Pereira – Foi nosso primeiro ano de funcionamento. Porém, já notamos a importância da criação da Frenlog, seja no sentido de aproximar o Congresso Nacional da iniciativa privada, seja na articulação política e legislativa, auxiliando na aprovação de projetos de interesse.
Informações adicionais:
 
 
Edição Impressa: desde 11/11/1996 | Edição on-line: desde 06/09/1997 © 1997/2005 | Resolução Mínima de 800x600 © Copyright 2007