Diário da Serra
Diário da Serra

Apresentações na Escola Antenor Soares encerram primeira Gincana Literária

Redação DS 26/09/2006 Espaço Leitura

Apresentações na Escola Antenor Soares encerram primeira Gincana Literária

     

As dependências das escolas participantes do Projeto Espaço da Leitura ficaram pequenas para o tamanho da alegria e criatividade dos alunos envolvidos na I Gincana Literária Espaço da Leitura. A gincana, promovida pelo Diário da Serra, abriu espaço para os alunos revelarem seus talentos, além de despertar o interesse pela leitura. O projeto envolveu os alunos desde o ínicio com a chegada da Caixa da Leitura na escola, e depois de lerem os livros desenvolveram cada detalhe das peças de teatro apresentadas. Os alunos classificados das nove escolas que participaram se apresentam agora no  Festival Diário da Serra de Teatro marcado para os dias 26 e 27 de outubro.

Uma das professoras que coordenou o projeto na Escola Antenor Soares, Maria Luiza, afirmou que a escola não é feita somente dentro da sala de aula. "São atividades extracurriculares como estas que contribuem para a formação do estudante."

A última etapa da Gincana Literária aconteceu na tarde de sábado, 23, no Centro Municipal de Ensino Fundamental Antenor Soares. Os alunos da 7ª série B conquistaram o primeiro lugar ao apresentar uma peça teatral sobre o livro ´A Ilha do Tesouro´. A equipe obteve 445 pontos. Já em segundo lugar, com 425 pontos, ficou a 8ª A, que encenou ´Clara dos Anjos´ e o 3ª lugar as duas equipes da 7ª B empataram em 320 pontos com as apresentações das peças ´As aventuras de Pinóquio´ e ´Cachinhos Dourados´.

A tarde de sábado na escola Antenor Soares, além das apresentações de teatro, contou também com paródia, desfile e amostra de trabalhos relacionados aos seguintes livros: A Ilustre Casa de Ramires, Caminhos da Liberdade, Amor de Perdição,  Dom Casmuro, O Sertanejo, O Advogado Cuyabano e O Príncipe e o Mendigo. O público presente, formado por pais, alunos, professores e funcionários da escola pode conferir também as apresentações dos alunos do professor Robson Costa e do Grupo Sonata.

A diretora do educandário, Hulda Carolina Jokaski Gehhlen é categórica em dizer que “uma escola sem arte e leitura não é escola". Ela diz que os alunos do educandário estão contagiados pelo Projeto. A participação da escola na Gincana Literária  além de  incentivar a ler e formar uma posição crítica sobre o livro, envolveu todos os professores.

“O hábito de leitura é um desafio para muitas escolas. É fundamental incentivar a prática da leitura no ambiente escolar, por isso estamos muito felizes com os resultados obtidos com os nossos estudantes através do projeto Espaço da Leitura e já estamos confirmando a participação da Antenor Soares no próximo ano. É gratificante ouvir os alunos comentando as leituras realizadas. E dentro deste sentido o projeto oferece textos variados: poesia, contos e obras literárias”, explica.

A mãe de uma aluna da 8ª série, Acleir Souza Costa Maciel, disse que o envolvimento da sua filha Raniele na Gincana, despertou na jovem o interesse pela leitura. “Acho muito importante este tipo de atividade nas escolas, principalmente quando é levado a sério pelos alunos e também por tratar temas importantes como as drogas.”

Já a pequena Janaina Araújo Cabral, de 7 anos, estava encantada com o teatro. “Adorei o teatro da Mão e da Luva, ainda não sei ler, mas vou pedir para a professora ler o livro em sala de aula”, disse Janaina.

Reinaldo Salles da Silva Júnior disse que depois que assitiu as apresentações ficou com vontade de participar da gincana. “Adorei o Pinóquio, pois já li o livro, mas gostaria muito também de poder participar das próximas gincanas. Estou com vontade de ler o livro A mão e a luva, só de ver o teatro”, conta.

FESTIVAL DE TEATRO
O festival Diário da Serra de Teatro acontece nos dias 26 e 27 de outubro no anfiteatro do Centro Cultural com a participação das seguintes escolas: Bento Muniz: Com adaptação da obra Rapunzel; Dom Bosco: Drogas (A história de Jhony); Dr. Hélcio de Souza: A Branca de Neve e os sete anões; Sílvio Paternez: Drogas; Manoel Marinheiro: A mão e a luva; Laura Vieira: A consciência de Zé Mingau; Jonas Lopes: Drogas (O Lobo Traficante); Jada Torres: A Branca de Preto e os três revoltados, e Antenor Soares: A Ilha do Tesouro.

PROJETO
O Projeto Espaço da Leitura que está sendo desenvolvido pelo DS em dez escolas de Tangará da Serra, além de incetivar a leitura, está formando leitores capazes de questionar, argumentar e modificar. Esta é a opinião dos coordenadores pedagógicos dos colégios que estão envolvidos no projeto. Através da leitura diária dos jornais os professores buscam o desenvolvimento da compreensão crítica, o estímulo à criatividade, à interatividade e à construção da intertextualidade.

Diário da Serra

Notícias da editoria