Diário da Serra
Diário da Serra

CERTIFICADO - Os de Fora é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura

Alexandre Rolim/Assessoria Especial 28/12/2023 Cultura

O certificado comprova que a ACAD/Os de Fora desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade

Cultura

O coletivo/entidade Associação Cultural Arte e Dança (ACAD), mantenedora do Grupo de Danças Juninas Os de Fora, de Tangará da Serra, recebeu nesta quarta-feira, dia 27 de dezembro, certificado do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, passando a ser reconhecido como Ponto de Cultura.

O certificado comprova que a ACAD/Os de Fora desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil. A diretoria do grupo Os de Fora e da ACAD, que desenvolve ações culturais em Tangará há quase 20 anos, comemoraram a certificação.

Estamos felizes com a conquista, recentemente o Grupo Os de fora se tornou patrimônio Material e Imaterial do Município de Tangará da Serra e em 2024 o grupo completa seus 18 anos e, com certeza, esse é o melhor presente, poder promover e fomentar ainda mais a cultura popular por onde passa, e conseguir levar o nome de Tangará da Serra por todo País, e com certeza agora, com o selo de Ponto de Cultura, novas portas se abrem para o grupo”, destacou o fundador do Grupo, Welington Machado (Japa).

O Grupo Os de Fora completa 18 anos em abril de 2024. A junina surgiu em 06 de abril de 2006, no meio de uma rua do bairro Alto da Boa Vista, onde um grupo de amigos, liderados pelo hoje secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, o Japa, se reuniu e deu o pontapé inicial na trajetória de um dos principais grupos de danças do estado de Mato Grosso.

Desde a sua fundação o grupo Os de Fora já fez mais de 250 apresentações por todo Brasil, tendo como destaques diversas Concursos e Festivais que abriram espaço para que a junina “Os de Fora” de Mato Grosso se integrasse ao circuito de apresentações nacionais, como por exemplo - o Concurso de Quadrilhas em Uberlândia/MG, o X Festival de Culturas Tradicionais em Lucas do Rio Verde/MT, o Festival de quadrilhas regionais “CIRQUAIA”, o Festival Brasileiro de Quadrilhas em Brasília, o Arraiá Brasil em Brasília (DF), no ano de 2023, dentre outros.

Para 2024 o Grupo Os de Fora já se prepara para elaboração e montagem de um novo espetáculo, que promete mais uma vez encantar a todos, circulando por várias cidades de Mato Grosso e do Brasil.



Diário da Serra

Notícias da editoria