Diário da Serra
Diário da Serra

ATÉ DIA 11 DE DEZEMBRO – Campanha para atualização de estoque de rebanho é prorrogada

Fabíola Tormes / Redação DS 04/12/2023 Rural

Em Tangará são 160 produtores que não atualizaram o estoque

Campanha começou a ser realizada em substituição à vacinação contra a febre aftosa

A campanha estadual de atualização de estoque de rebanho do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) foi prorrogada até o dia 11 de dezembro. O prazo para que produtores de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais realizassem o informe obrigatório terminava no dia 30 de novembro.

De acordo com Agente Fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal e chefe da Unidade do Indea em Tangará, Joás Nalini, o prazo foi prorrogado em razão do baixo número de comunicações.

“Muitos produtores estão acreditando que por terem feito a atualização em maio, não era obrigado a fazer em novembro, mas, pelo contrário. Todo mês de novembro o produtor deve fazer a atualização de estoque”,

explica.

A campanha começou a ser realizada em substituição à vacinação contra a febre aftosa. Porém, ela não se restringe somente a bovinos e abrange também o segmento comercial de aves, suínos e búfalos.

Durante a comunicação, o produtor rural que possui bovinos e bubalinos sob a sua responsabilidade poderá também registrar a marca a ferro. A não comunicação de estoque de rebanho acarretará em multa é de aproximadamente R$ 6 mil.

“No município de Tangará da Serra são cerca de 160 pessoas que são obrigados a ir [fazer a atualização de estoque] e não foram. Esses, se não cumprirem o prazo até 11 de dezembro, que foi prorrogado, serão multados em seis mil e 300 reais. É mais uma chance para o produtor procurar uma unidade do Indea e fazer a devida atualização de estoque”.

  • Cadastro:

É possível ir pessoalmente ao escritório do Indea mais próximo e realizar a atualização do rebanho e dos dados cadastrais. O produtor rural pode também optar em fazer a comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

O Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Integrado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, para que o produtor tenha acesso ao módulo do produtor está disponível no site do Indea. O termo deve ser levado ao Indea para obter o login e senha de acesso.

(Com informações da Assessoria do Indea)

Diário da Serra

Notícias da editoria