Diário da Serra
Diário da Serra

ATENÇÃO PRODUTORES – Campanha de atualização de rebanho encerra na próxima semana

Fabíola Tormes / Redação DS 22/11/2023 Rural

Produtores de bovinos, bubalinos, suínos e aves devem comunicar

MT tem um rebanho de mais de 34,4 milhões de animais

Encerra na próxima semana a campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Até o dia 30 de novembro (próxima quinta-feira), produtores comerciais de bovinos, bubalinos, suínos e aves terão, obrigatoriamente, que informar ao Indea os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.

O produtor rural poderá fazer a comunicação pelo módulo do produtor ou presencialmente em qualquer unidade do Indea.

“Pedimos que acessem o módulo do produtor e façam a comunicação de estoque ou procure uma unidade do Indea de qualquer município para fazer a comunicação”,

reforça o Médico Veterinário da Unidade do Indea de Tangará da Serra, Felipe Mainardi, ao reiterar que o prazo encerra na próxima semana.

“Os produtores que não fizerem a comunicação até esta data serão autuados. O valor da multa é de 27 UPF/MT, cerca de seis mil e 200 reais em valores atuais”,

alerta.

A comunicação de estoque garante um cadastro adequado à realidade dos estabelecimentos rurais permitindo, consecutivamente, a continuidade do planejamento das ações operacionais por parte do Estado dos serviços veterinários oficiais.

Para ter acesso ao módulo do produtor, deve-se requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. Durante a comunicação, o produtor rural que possui bovinos e bubalinos sob sua responsabilidade, poderá também registrar a marca a ferro.

Líder no ranking de estados com o maior número de cabeças de gado em todo o país, Mato Grosso tem um rebanho bovino de mais de 34,4 milhões de animais. A quantidade foi levantada durante a campanha de atualização de estoque de rebanho, realizada entre 1º de maio e 15 de junho deste ano.

(Com informações Asis Wébio / Serra FM)

Diário da Serra

Notícias da editoria