Diário da Serra
Diário da Serra

CANA E MILHO – Mato Grosso é segundo maior produtor nacional de etanol

Assessoria 01/05/2024 Rural

Com este resultado, Mato Grosso alcança, pela primeira vez, a vice-liderança na produção nacional de etanol, atrás apenas de São Paulo

As Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária divulgam recentemente o balanço da safra 2023/24 de cana-de-açúcar e milho no Estado, um dos maiores produtores de etanol e derivados bioenergéticos.

Nesta safra, a produção total de etanol (cana e milho) bateu recorde, atingido 5,72 bilhões de litros, um aumento de 32% em relação ao período anterior (4,34 bilhões de litros).

Com este resultado, Mato Grosso alcança, pela primeira vez, a vice-liderança na produção nacional de etanol, atrás apenas de São Paulo. Quando se trata apenas de etanol de milho, o estado já é o maior produtor do Brasil. O crescimento da produção total de etanol foi resultado do aumento da capacidade produtiva das usinas (ampliação e nova planta), além da melhor performance das indústrias no Estado. O índice de rendimento industrial para milho e cana foi recorde nesta safra.

Para a próxima safra (2024/25), a expectativa do IMEA é que a produção total de etanol alcance 6,30 bilhões de litros, um acréscimo de 10,03% em relação ao realizado nesta safra. Deste volume, 5,207 bilhões de litros devem vir do milho e 1,088 bilhão, da cana.

Diário da Serra

Notícias da editoria