Diário da Serra
Diário da Serra

LEI PAULO GUSTAVO – Projeto 'Raízes Criativas - Fortalecendo Comunidades Indígenas' será lançado nesta terça-feira

Rosi Oliveira / Redação DS 08/04/2024 Cultura

Mulheres indígenas e professores são público-alvo prioritário

Cultura

Através do edital nº 002/2023 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), diversos projetos foram beneficiados em Tangará da Serra. Um deles é o Raízes Criativas - Fortalecendo Comunidades Indígenas, que foi desenvolvido pela artesã Dalva Cristiana do Nascimento. O projeto foi aprovado através da Lei Paulo Gustavo e a abertura acontecerá nesta terça e quarta-feira, dias 09 e 10 de abril, consecutivamente, tendo como público-alvo prioritário mulheres indígenas e professores, como informa a proponente.

“Teremos aqui mulheres indígenas do Formoso e Rio Verde de várias etnias”,

comenta Dalva, ao salientar que o encontro acontecerá na Estância Recanto dos Sonhos, mas não tem nada a ver com essa vertente. Será apenas desenvolvido no espaço, aonde acontecerão as oficinas de artesanato com fibra de bananeira, confecção de biojoias, produção de placas motivacionais em madeira e produção de mandalas.

“A Lei Paulo Gustavo veio e para nós é uma realidade e uma honra executar um projeto desses que poderá contribuir com as mulheres indígenas. Por isso o nome raízes, para fixá-las aonde estão”,

explica.

O projeto será desenvolvido em módulos e o segundo acontecerá nos dias 04 e 05 de maio. Já no dia 25 de abril acontece a oficina de mandalas com elementos da natureza, para professores das redes estadual e privada e terá a frente, a professora Iolanda Garcia. O encerramento será no dia 19 de maio.

“Aproveitaremos nosso espaço aqui da estância para que essas mulheres vejam o nosso trabalho e levem para suas comunidades talvez, mais uma fonte de renda, com base no que temos e desenvolvemos aqui”.

Além das oficinas, as participantes terão palestras sobre Ecoturismo e poderão apreciar uma feira de artesanatos e de produtos da Agricultura Familiar.



Diário da Serra

Notícias da editoria