Diário da Serra
Diário da Serra

3tentos – Vale do Araguaia recebe primeira indústria de etanol de milho

Débora Siqueira / Sedec 18/03/2024 Rural

O investimento de R$1 bilhão na fábrica deve gerar cerca de 1,5 mil a 2 mil empregos diretos na fase das obras, e de 250 a 300 vagas quando começar as operações

A região do baixo Araguaia vai receber a primeira indústria de etanol do milho em Porto Alegre do Norte no primeiro trimestre de 2026, com capacidade de produção de 935 mil litros diários.

As obras da fábrica da 3tentos já estão em andamento e, com elas, todo o ecossistema que integra a venda de insumos (sementes, fertilizantes), a compra dos grãos por meio dos armazéns e, por último, a industrialização com o esmagamento do milho para a produção do etanol e o DDG, usado para ração animal.

O investimento de R$1 bilhão na fábrica deve gerar cerca de 1,5 mil a 2 mil empregos diretos na fase das obras, e de 250 a 300 vagas quando começar as operações. Contudo, a presença de uma agroindústria no segmento vai agregar valor à produção da região Nordeste de Mato Grosso, que foi uma das últimas fronteiras agrícolas do Estado e, agora, vive um novo momento.

A região do Vale do Araguaia, composta por 22 municípios, que vai de Nova Xavantina à Vila Rica pela BR-158, tem cerca de 2,2 milhões de hectares de produção de grãos e a possibilidade de triplicar a área plantada sem derrubar uma árvore, apenas com o uso das áreas de pastagens degradadas em lavouras.

Diário da Serra

Notícias da editoria