Diário da Serra
Diário da Serra

CRISE HÍDRICA – 12 caminhões- pipas abastecem bairros de Tangará da Serra; quantidade é insuficiente

Fabíola Tormes / Redação DS 29/11/2020 Geral

Veículos estão abastecendo caixas e tambores que estejam no chão

População sendo abastecida por caminhões

Tangará da Serra está novamente passando por uma crise hídrica. Desde o dia 19 de novembro a cidade está sendo abastecida por setores e em dias alternados, com um rodízio de distribuição de água que varia conforme a setorização estabelecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Contudo, moradores afirmam que a água não está chegando as residências e quando chega, sem força suficiente para encher as caixas de água.


Diante da severa estiagem, o Executivo Municipal de Tangará da Serra decretou no dia 24 de novembro ‘Situação de Emergência’ no Município, pelo prazo de 60 dias, e iniciou trabalho para reforço desse abastecimento com caminhões-pipas, mas insuficientes a demanda da população.


De acordo com o servidor do Samae, Hugo Leonardo Moreno, hoje são 12 caminhões trabalhando para levar água aos bairros, sendo três deles abastecendo hospitais e os demais divididos nos bairros – abastecendo apenas caixas e tambores que estejam no chão. “Infelizmente, vou insistir, que podemos colocar 300 caminhões-pipas na cidade que ainda assim não abastece toda a população. Não tem jeito. A única coisa efetiva, que conseguimos ajudar todos os bairros é as pessoas dos bairros se ajudarem, como estamos fazendo aqui no Tarumã e outros bairros”, pede o servidor, ao insistir àqueles que tem um veículo e recipientes para transportar água, que ajudem. “Se tem uma camionete, um stradinha, tenho um carro que dá para colocar um tambor de 200 litros, levar aqui para a senhora, levar aqui para o senhor, vamos fazer, porque com o caminhão-pipa não vamos conseguir abastecer a cidade toda”.


Segundo o servidor, o Mato Grosso inteiro está passando por uma situação complicada “(…) e infelizmente dependemos da chuva”, afirma. “Todos os rios estão secos, estão com filete d’água. Então a situação está crítica e estamos trabalhando para pelo menos o mínimo conseguir manter. Vamos perfurar mas poços, vamos fazer tudo que for possível para que pelo menos tenhamos de onde tirar essa água para poder distribuir para a população”.



Diário da Serra

Notícias da editoria