Diário da Serra
Diário da Serra

30 DE JUNHO – Prazo para alistamento encerra nesta quinta

Redação DS / Serra FM 28/06/2022 Geral

Todos os jovens que completam 18 anos em 2022 devem se inscrever

O prazo termina nesta quinta-feira

Esta é a última semana para os nascidos em 2004 comparecerem à Secretaria da Junta de Serviço Militar, localizada junto ao prédio da Prefeitura Municipal, e realizarem seu alistamento. O prazo termina nesta quinta-feira, dia 30 de junho.

Todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 devem obrigatoriamente se inscrever. Para isso o jovem tem diferentes opções.

Para a inscrição online é necessário ter em mãos o CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas.

Além disso, para quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos.

Já de modo presencial o jovem pode se deslocar até a Junta Militar, localizada na Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

  • Os documentos necessários para a inscrição são:
    • Certidão de nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência.

Para esta última semana o horário de atendimento é especial, sendo das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

“O cidadão que não tem o alistamento militar fica impossibilitado de entrar no mercado de trabalho, fazer seu título de eleitor e também tirar o passaporte”,
alerta o secretário da Junta de Serviço Militar, André Cotrim.

O alistamento iniciou em janeiro e, desde então, já foram feitos mais de 700 inscrições.

(Com informações da Assessoria de imprensa)

Diário da Serra

Notícias da editoria