Diário da Serra
Diário da Serra

NO ESTADO – Casos de Covid-19 crescem em 17 dias

Vitória Lopes / RD News 20/06/2022 Saúde

De 1º a 17 de junho, o número de infectados subiu para 6.289

O forte retorno do vírus se deve a vários fatores

Depois que os números da vacinação contra a Covid-19 garantiram uma aparente tranquilidade em relação à pandemia, permitindo o relaxamento das restrições e medidas de biossegurança em todo o Brasil, o cenário é novamente de preocupação. O país tem registrado aumento de diagnósticos positivos da covid. Em Mato Grosso não é diferente: os casos de infecção cresceram 706% entre os primeiros dias de maio e junho.

Segundo dados do Painel da Covid-19 atualizados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), de 1º a 17 de maio, Mato Grosso registrou 890 casos da doença. Já de 1º a 17 de junho, o número de pessoas infectadas subiu para 6.289.

Para a epidemiologista e virologista Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, o forte retorno do vírus se deve a vários fatores, entre eles a falta de cuidado com a higiene pessoal, como o uso do álcool em gel  e o abandono do uso de máscara. Ela cita também o esquema vacinal incompleto de grande parte da população.

“Houve esse relaxamento das medidas, que era necessário para impulsionar a economia. Porém, associada a essa não adesão da vacinação, ocasionou esse aumento de casos da doença novamente. O período frio e mais seco do ano, também impulsiona o aumento do número de casos, porque a partícula viral se dissipa com facilidade pelo ambiente”,
explica.

Para a virologista, o fator mais problemático é a falta de higiene pessoal e dos ambientes, além da retirada do uso de máscaras em locais fechados.

“Não foi pelo fato de ter relaxado as medidas de convívio social que a doença aumentou, mas principalmente os hábitos de higiene, que reduziram muito em alguns ambientes onde ainda eram necessários”.
Diário da Serra

Notícias da editoria