Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Saúde recomenda uso de máscara em ambientes fechados

Redação DS / Serra FM 14/06/2022 Saúde

Secretaria sugere o uso de máscaras para conter o avanço do vírus

A recomendação foi feita nesta segunda-feira

Saúde recomenda uso de máscara em ambientes fechados

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra recomendou o uso de máscara para conter o avanço do coronavírus na cidade. A pasta sugere a retomada do uso de máscaras faciais, cobrindo nariz e boca, em todos os ambientes fechados e ambientes público do Município nos quais haja aglomeração de pessoas, assim como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

A recomendação foi feita nesta segunda-feira, 13 de junho, pela secretária Municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, diante do aumento diário de casos de Covid-19 no município.

“Não é obrigatório, mas orientando o uso de máscara em ambientes fechados. (…) Uma forma de pensar em educação em saúde, pois sabemos que uma forma de diminuirmos o contágio é através do uso de máscara, já que a gente não tem uma imunização adequada”.

O Boletim Epidemiológico divulgado nas primeiras horas desta segunda-feira, aponta 86 casos ativos da doença, de um total de 23.660 casos confirmados. Desses, 23 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

Os números são praticamente os mesmos registrados no final de semana. O boletim epidemiológico da última sexta-feira, dia 10 de junho, apontava 89 casos ativos da doença – 49 diagnosticados em 24 horas. Já no sábado, 11 de junho, esse número subiu para 91, com 34 casos confirmados nas últimas 24 horas.

Na oportunidade, a secretária ainda lembrou da vigência do Decreto 061/2022, de março, para o uso obrigatório de máscara em estabelecimentos  de saúde pública e privada, assim como o uso da máscara por

“pessoas infectadas ou com sintomas de contaminação pelo coronavírus durante o período de transmissão, devendo essas pessoas respeitar as medidas sanitárias e de isolamento domiciliar”.

Maioria dos contaminados não tomaram a dose de reforço

Tangará da Serra registra nesses primeiros dias do mês de junho um aumento de casos de Covid-19. Foram mais de 100 casos confirmados nos últimos três dias.

O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde.

“Infelizmente Tangará segue como outros municípios brasileiros, com aumento dos casos de Covid. A gente esperava que isso não fosse acontecer, mas infelizmente é o que temos observado nesse comecinho do mês de junho”,
lamenta o responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, enfermeiro Fabrício Queiroz,

ao apresentar o perfil desses novos contaminados.

“O que observamos, dessas 100 pessoas que avaliamos, é que temos uma média de idade de 41 anos, 51% composto por pessoas do sexo feminino, e 49% masculino”,
informa.

Já em relação a imunização dessas pessoas, 14% tomaram a primeira dose da vacina, 48% as duas doses, 30% tomaram as três doses e somente uma pessoa com os dois reforços.

“Outro dado interessante é que esses que tomaram as duas doses tem mais de quatro meses, ou seja, pessoas que já deveriam ter tomado a dose de reforço”.

Dos 86 casos ativos da doença, três estão internados, sendo um na UTI, em Cuiabá e dois casos leves internados em Tangará, de pacientes com comorbidades.



Notícias da editoria