Diário da Serra
Diário da Serra

PESQUISA DS – Dr. João e Wagner Ramos tem larga vantagem sobre os demais candidatos tangaraenses

Redação DS 15/06/2022 Política

A pesquisa, com margem de erro de 4,86% e margem de confiança de 95%, foi realizada de 9 a 12 de junho ouvindo 475 eleitores tangaraenses está registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-05863/2022

Política

Dr. João e Wagner Ramos tem larga vantagem sobre os demais candidatos tangaraenses

Tangará da Serra tem publicamente anunciado a pretensão de nove nomes para a disputa estadual e seis na federal, agora sete com o anúncio da Professora Josenai já durante o decorrer da pesquisa. Para contribuir com as discussões o Diário da Serra realizou a primeira pesquisa de intenção de votos dos tangaraenses com o objetivo de avaliar os nomes locais colocados a disposição nos partidos.

A pesquisa, com margem de erro de 4,86% e margem de confiança de 95%, foi realizada de 9 a 12 de junho ouvindo 475 eleitores tangaraenses de todos os bairros da cidade e dos Distritos de Progresso, São Joaquim, São Jorge e Gleba Triângulo. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-05863/2022.

De acordo com o Diretor do DS, Mano Reski, que coordenou pessoalmente a pesquisa, apesar do pouco tempo restante para a definição dos nomes em convenções partidárias, ainda é possível que seja feito trabalho no sentido de diminuir as candidaturas e garantir a presença de Tangará da Serra na Assembleia Legislativa e possivelmente na Câmara Federal.

“O que podemos perceber é que a população ainda está muito ausente do processo eleitoral quando se trata das candidaturas a deputado e até do governo estadual. Eles possuem mais conhecimento da disputa a presidência da república que está polarizada. O lado bom disso, é que pouquíssimos nomes que não são de Tangará da Serra foram lembrados durante a pesquisa e isso é bom quando estamos pensando em representação na Assembleia e Câmara Federal”,
garantiu.

Na pesquisa para deputado estadual, o atual representante de Tangará da Serra. Dr. João recebeu o maior número de indicações na pesquisa espontânea, 8,42% e na estimulada dá um salto para 23,58% dos pesquisados. A pesquisa estimulada é feita com o entrevistador apresentando em um disco os nomes dos pretensos candidatos de Tangará da Serra, apenas. O Segundo colocado é o vereador Davi Oliveira que recebeu 3,58% na espontânea e 10,74% na estimulada, seguido do também vereador Professor Sebastian com 2,32% na espontânea e 10,32% na estimulada. Na sequência apareceram Reck Júnior com 2,32% na espontânea e 5,26% na estimulada, Rogério Silva com 1,89% na espontânea e 4% na estimulada, Elaine Antunes com 1,47% na espontânea e 3,16% na estimulada, Renato Gouveia com 1,26% na espontânea e 3,79% na estimulada, Rui Wolfart com 0,63% na espontânea e 1,05% na estimulada e Edilson Sampaio que só pontuou na estimulada com 0,42%. Outros candidatos receberam 1,89% na espontânea e 1,68% na estimulada. Apenas sete nomes de fora foram lembrados pelos eleitores. Eleitores que disseram que não votariam em ninguém ou anulariam seu voto foi de 2,95% na espontânea e 5,05% na estimulada e os indecisos são 73,26% na espontânea e 30,95% na estimulada.

Wagner Ramos que deixou o cargo de deputado estadual com rejeição elevada aparece agora como nome forte na corrida para Câmara Federal. Ele lidera a pesquisa com 9,47% nas indicações espontâneas e cresce bastante quando os pesquisados são estimulados com o disco contendo os nomes dos pretensos candidatos de Tangará da Serra, subindo para 28,84% da intenção dos pesquisados. O vereador Eduardo Sanches, também estreante na política é o segundo com 3,37% na espontânea e 8,63% na estimulada. O vice-prefeito Marcos Scolari é o terceiro com 1,89% na espontânea e 4,63% na estimulada. Na sequência aparecem, Karen Rocha com 1,68% na espontânea e 3,79% na estimulada, Professor Nelson Ferreira com 1,26% na espontânea e 5,68% na estimulada, mudando de quinto para terceiro colocado, Tony Guzatti com 0,21% na espontânea e 1,05% na estimulada e a Professora Josenai que embora não fizesse parte do disco com os nomes dos candidatos tangaraenses, conseguiu 0,21% apenas na pesquisa estimulada, onde cada entrevistado podia indicar nomes de fora da lista. Outros candidatos receberam 1,26% na espontânea e 1,89% na estimulada. Seis nomes de fora foram lembrados pelos entrevistados. Eleitores que disseram que não votariam em ninguém ou anulariam seu voto foi de 2,95% na espontânea e 6,11% na estimulada e os indecisos são 77,89% na espontânea e 39,16% na estimulada.

  • GOVERNADOR

Para a disputa ao Governo do Estado de Mato Grosso o número de indecisos é bastante elevado com 83,58% dos pesquisados afirmando não saber em quem votar e 4,42% afirmando não votar em ninguém ou anular o voto. Entre os que definiram o voto, Mauro Mendes é quase unanimidade, não fosse a lembrança tímida de outros três nomes. A pesquisa realizada apenas de forma espontânea, registou que 10,95% dos entrevistados afirmaram votar no atual governador, Mauro Mendes. Também foram lembrados os nomes de José Medeiros e Wellington Fagundes com 0,42% e Pedro Taques com 0,21%.

Pela mesma pesquisa, Mauro Mendes teve seu trabalho como governador avaliado e recebeu a aprovação de 32,63% dos entrevistados que o avaliaram com ótimo ou bom, 4,63% e 28% respectivamente. 37,89% acham a gestão Mauro Mendes como regular e 13,68% como ruim ou péssimo e 15,79% não souberam ou não quiseram responder.

  • PRESIDENTE

A disputa polarizada entre o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz com que o número de indecisos seja bem menor que para os outros cargos pesquisados. 3,37% disseram que não votariam em ninguém ou anulariam o voto e os indecisos somam 25,05% na pesquisa feita somente de forma espontânea, onde o eleitor anuncia sua intenção de voto sem estímulo do entrevistador. Bolsonaro lidera a disputa em Tangará com 40,42% das intenções contra 28,42% de Lula e 1,05% de Ciro Gomes. Pablo Marçal, Álvaro Dias, André Janones, Cabo Daciolo, Leonardo Péricles, Simone Tebet e Sérgio Moro foram lembrados pelos entrevistados mas não alcançaram 1%.

Essa pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-04509/2022.

A pesquisa também apurou a percepção do eleitor quanto ao desempenho da gestão do Presidente Bolsonaro e a aprovação foi de 40,84% dos entrevistados que declararam ser ótimo ou bom, 16% e 24,84% respectivamente. 25,05% declaram ser regular, 8,63% ruim e 20,21% péssima a gestão dele. 

NOTA:
Na edição impressa do DS da última quarta-feira, 15, afirmamos na matéria sobre a pesquisa realizada de 9 a 12 de junho ouvindo 475 eleitores tangaraenses, que o pré-candidato Edilson Sampaio não possuía domicílio eleitoral em Tangará da Serra, mas que havia sido incluído na pesquisa dado a sua proximidade com nossa cidade. Ainda na quarta-feira o pré-candidato entrou em contato com nossa redação mostrando que mudou seu domicilio eleitoral para Tangará da Serra há um bom tempo e que inclusive é presidente do Republicanos e por isso estamos fazendo esta correção.

Outro fato, é que a pré-candidatura da Professora Josenai só chegou ao nosso conhecimento no dia 9, quando já havíamos iniciado a pesquisa e o nome dela não constava no disco para realização da fase estimulada e mesmo assim recebeu apontamentos na fase estimulada, onde o entrevistado também poderia indicar nome fora da lista, conforme consta do registro junto a Justiça Eleitoral.

Como a pré-candidata recebeu apontamentos e é de Tangará da Serra, exatamente o que buscávamos apurar, também incluímos seu nome no gráfico da pesquisa.

Atendendo solicitação do partido para retirada do nome dela do gráfico, uma vez que também não figurou no disco da pesquisa, estamos fazendo a alteração. Com isso, o índice de votos de outros candidatos na estimulada muda de 1,89% para 2,10%.



Diário da Serra

Notícias da editoria