Diário da Serra
Diário da Serra

DIA DO ORGULHO NERD – Filha de Zé do Caixão lança colecionáveis de terror no Cine Teatro Cuiabá

Protásio de Morais / Secom-MT 24/05/2022 Cultura

Em comemoração aos 100 anos do filme Nosferatu, Liz Vamp chega à Cuiabá

Liz Vamp, filha do Zé do Caixão

Filha de Zé do Caixão lança colecionáveis de terror no Cine Teatro Cuiabá

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado anualmente em 25 de maio em todo o mundo. Em Cuiabá, na quarta-feira, a partir das 19h30, o Cine Teatro Cuiabá abre as portas para o lançamento da coleção “Spook: Horror Clássico”, uma série de bustos colecionáveis confeccionados em resina e pintados à mão, criada pelos artistas visuais Gustavo Neri e José Junior. A entrada é franca.

O Dia do Orgulho Nerd Spooky, que terá Liz Vamp como mestre de cerimônias, destaca a filha do Zé do Caixão em uma rodada de autógrafos, além da performance musical de Gorium.

O evento nerd conta ainda com bate papo com os artistas visuais Gustavo Neri e José Júnior e destaca a exibição do filme “Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens”, em comemoração ao centenário de lançamento deste clássico do terror dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau.

“Para o lançamento da coleção de bustos de terror, que leva a marca de Hero Art Studio, podemos adiantar é que a programação será voltada para este personagem clássico, que inspirou gerações e completa 100 anos em 2022. Bom, praticamente estraguei a surpresa, né? (risos)”,
adianta Vicente Albuquerque Maranhão, um dos idealizadores do projeto.

A Hero Art Studio é uma startup criada em Cuiabá, inteiramente dedicada ao público nerd, ou geek. Nasceu com o propósito de unificar a relação de artistas e colecionadores, proporcionando todo o suporte para que o artista se destaque no mercado, bem como a apresentação de peças e obras exclusivas, com extrema qualidade e dedicação, para cada tipo diferente de colecionador.

“O que começou apenas como um hobby, por meio de uma prima que gosta muito de artes, se tornou também um de meus maiores sonhos: ser um grande artista e trabalhar com o que gosto”,
explica Gustavo Neri,

arquiteto e artista visual responsável pelo acabamento da coleção Hero Art Studio.

  • Dia do Orgulho Nerd:

A data foi criada para que todos os nerds e geeks possam celebrar, assumir, homenagear e promover a sua cultura.

Assim, 25 de maio, o Dia do Orgulho Geek, é comemorado nesta data em homenagem à estreia do primeiro filme da franquia Star Wars (Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança), lançado em 25 de maio de 1977 e considerado um grande marco para a cultura nerd.


Cine Teatro Cuiabá celebra 80 anos

Centro de Cuiabá, noite de 23 de maio de 1942. A sociedade estava em festa. Faltava pouco para a inauguração do mais moderno cinema da capital. Pela primeira vez, seria exibido um filme sonoro na cidade. Na sessão de estreia, marcada para as 20h, foi exibido “A noiva caiu do céu”, filme da Warner Bros estrelado por Bette Davis e James Cagney. O cinema estava lotado. Autoridades, boêmios, artistas, intelectuais, homens e mulheres, todos a caráter (vestidos longos, ternos e gravatas) para inauguração do Cine Teatro Cuiabá. Isso há 80 anos.

“Tinha gente caindo pelas tabelas (risos). A entrada do cinema mais parecia um mercado, muita gente estava lá para prestigiar aquele momento histórico da cultura mato-grossense. Ambulantes vendiam de tudo na entrada, tinha pixé, pipoca e rapadura”,
recorda Aníbal Alencastro, escritor, historiador, ilustre personalidade da história do cinema em Mato Grosso.

As primeiras décadas do Cine Teatro Cuiabá foram gloriosas. O aparelho público foi palco de grandes peças teatrais, shows de calouros e filmes inusitados, que lotavam as salas. O público disputava as vagas e, muitas vezes, tumultos eram formados. Infelizmente, o cinema foi perdendo sua força e encantamento, passando por várias concorrências e, enfim, foi desativado em 1997.

Foram 12 anos de portas fechadas. Em 21 de maio de 2009, com um concerto especial da Orquestra do Estado de Mato Grosso, o Cine Teatro Cuiabá foi entregue novamente à sociedade.

A partir de outubro daquele mesmo ano, o espaço passou a ter gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a iniciativa privada. O Cine Teatro Cuiabá é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e continua com gestão compartilhada, nos últimos anos, sob a administração da Associação Cultural Cena Onze.



Diário da Serra

Notícias da editoria