Diário da Serra
Diário da Serra

NESTA SEXTA – Tangará da Serra recebe ações do Maio Roxo Raro

Fabíola Tormes / Redação DS 18/05/2022 Saúde

Serão oportunizados serviços gratuitos e palestras

Um dia inteiro de ações

Com objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce de doenças de Crohn e retocolite ulcerativa, também conhecidas como Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), foi criado o Maio Roxo Raro - um mês de ações informativas sobre essas doenças que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, são mais prevalentes em adolescentes e adultos jovens.

Para debater o assunto em Tangará da Serra, cidade com grande número de pacientes com as doenças, a Associação de Pacientes com Doenças Raras de Mato Grosso (APDR-MT) e o vereador Professor Sebastian promoverão nesta sexta-feira, dia 20 de maio, ações do Maio Roxo Raro, com atividades gratuitas a toda a população.

“O Maio Roxo é um mês onde nós voltamos nossa atenção, nosso olhar, para o cuidado com os pacientes das doenças raras. (…) E junto com a Associação queremos trazer a luz e a tona esse debate que é tão importante sobre a questão das doenças raras aqui no Município e no Estado de Mato Grosso”,
destaca o vereador.

Segundo o presidente da APDR-MT, Anderson Barbalho Ribeiro, a programação inicia no período da manhã, a partir das 8h30, com serviços à população, como posto de vacinação, teste de glicemia, teste capilar, corte de cabelo, atendimento da Defensoria Pública para emissão de Certidão de Insuficiência, entre outras ações.

Já no período da tarde serão realizadas as palestras sobre Ostomias, Doenças de Crohn, Retocolite ulcerativa, Osteogênese imperfeita (ossos de vidro), Esclerose tuberosa e Fibromialgia.

“Tangará foi escolhido como sede de 2022 para fazermos esse evento de conscientização e capacitação dos profissionais de saúde, e levar informações a toda a sociedade civil tangaraense. (…) e toda a população tangaraense está convidada para o Maio Roxo Raro que será no Centro Cultural, nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 8h30”,
convida o presidente.

(Com informações Serra FM)



Diário da Serra

Notícias da editoria