Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Secretaria de Saúde define início da vacinação de crianças nesta terça

Redação DS / Serra FM 17/01/2022 Saúde

Será definido como será a aplicação do imunizante

Escritório Regional recebeu 1.700 doses de vacinas

Servidores da Secretaria de Saúde de Tangará da Serra e integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deverão se reunir nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, para definir sobre o início da vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade no Município.

Nesta reunião, de acordo com o enfermeiro Fabrício Queiroz, responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, será definido como será a aplicação do imunizante neste público-alvo, seguindo idade e prioridades, como, por exemplo, crianças com comorbidades ou deficiências físicas permanentes, assim como o local para aplicação e abertura de cadastro, tendo em vista a quantidade enviada neste primeiro momento.

As vacinas, até o fechamento desta edição, ainda não haviam sido entregues ao Município.

“Mas o que se sabe é que virão 600 doses”,
adianta o responsável.

O Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra recebeu no último sábado, 15, uma remessa de 1.700 doses de vacinas contra a Covid-19, da Pfizer, para aplicação em crianças de 05 a 11 anos. As doses pediátricas estão sendo distribuídas aos 10 municípios da região de abrangência.

Contudo, para o início desta imunização, as secretarias devem seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como  a vacinação precisa ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos; além de um ambiente acolhedor e seguro para a população.

Outra recomendação é que a sala em que se dará a aplicação em crianças seja exclusiva para a aplicação dessa vacina; não se podendo aplicar outras vacinas, ainda que pediátricas. A vacina contra Covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, precisando respeitar um intervalo de 15 dias.

Já o esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas).

A vacinação de crianças desta faixa-etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis.

Notícias da editoria