Diário da Serra
Diário da Serra

PROPOSTAS – Prefeitura abre inscrições para concurso de revitalização do centro histórico de Diamantino

Juliana K. / Assessoria CAU/MT 01/12/2021 Cultura

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet

Centro Histórico da Cidade de Diamantino

A Prefeitura Municipal de Diamantino, entidade promotora, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) abriram as inscrições até o dia 10 de janeiro de 2022, do Concurso Público Nacional para escolha das melhores propostas, em nível de Estudo Preliminar, para a Revitalização Urbanística e Paisagística de parte do Centro Histórico da cidade de Diamantino, em Mato Grosso.

A área objeto do concurso está situada no Núcleo Urbano Diamantino, mais precisamente no Centro Histórico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Mato Grosso. A área de intervenção, parte desse Centro Histórico, é composta pela Praça Major Caetano Dias e por trechos das ruas Marechal Rondon, Monsenhor du Dreneuf, Almirante Batista das Neves e Benedito Moreira da Silva, e seu casario histórico.

Podem participar equipes multidisciplinares, coordenadas por arquiteto(a) e urbanista. As propostas apresentadas deverão ser compostas por um conjunto de intervenções, reordenações e orientações urbanísticas, paisagísticas e de patrimônio histórico que contemplem os objetivos gerais previsto em edital.

Os critérios para julgamento incluem clareza e objetividade da formulação das propostas; qualidade urbanística e paisagística da praça Major Caetano Dias; qualidade urbanística dos logradouros públicos; revitalização do Conjunto Histórico e Paisagístico; ativação econômica da área de atuação e viabilidade econômica da proposta.

A Comissão Julgadora deverá indicar as propostas selecionadas em 1º, 2º e 3º lugares, e para Menção Honrosa, se for o caso, para efeito de premiação e contratação da equipe vencedora.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, pelo endereço eletrônico: concursodiamantino@fgv.br.

Diário da Serra

Notícias da editoria