Diário da Serra
Diário da Serra

Rotary Club Cidade Alta promove festiva de encerramento da 30ª edição do Projeto Moral

Sergio Roberto / Enfoque Business 26/11/2021 Educação

O evento reuniu 50 alunos adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada

Educação

O Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta promoveu na noite desta quinta-feira, 25, na Casa da Amizade, jantar festivo de encerramento da 30ª edição do Projeto Moral – Movimento Rotário de Alfabetização de Adultos – realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento – conduzido pelo presidente do clube de serviço, Eleçandro José de Oliveira – reuniu 50 alunos adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Eles concluíram o curso de alfabetização – de abril a novembro, na escola 29 de Novembro – e receberam os certificados dos seus professores, além de brindes oferecidos pela entidade rotariana. O vereador Davi Oliveira representou a Câmara Municipal na festiva.

De acordo com o diretor da Comissão de Alfabetização do Rotary Cidade Alta, Edson Hoffmann, o projeto Moral já soma 5.000 pessoas alfabetizadas em Tangará da Serra.

“São trinta anos de projeto e engajamento numa ação internacional, desenvolvida em diversos países onde existe o Rotary”, disse, acrescentando que este ano o número de beneficiados foi de somente 50 alunos em razão da pandemia. “Não fosse a pandemia, teríamos algo em torno de 120 pessoas atendidas pelo Projeto Moral”, completou.

Edson Hoffmann enalteceu as parcerias com o Sicredi Sudoeste MT/PA, a Clínica de Olhos e a Fábrica de Óculos, que ajudaram a viabilizar o projeto.

“Nossos parceiros foram essenciais para o êxito do Projeto Moral”, ressaltou.

Vitória

Um dos pontos altos da festiva foi a entrega do certificado à aluna Maria Lúcia de Jesus Gomes, de 63 anos. Mesmo tendo sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), Maria Lúcia perseverou e, com muito esforço, superou as dificuldades e concluiu o curso de alfabetização.

“Tive esse problema e foi muito difícil, muito sofrido. Mas eu sempre quis voltar à escola e consegui, com a Graça de Deus e muita força dos professores, da minha família, do pessoal do Rotary, dos meus colegas. Estou muito feliz com essa vitória”, disse.

Ações

O clube de serviço realizou mais esta edição do Projeto Moral apoiando os alunos numa série de ações. Houve doação de uniformes e de material escolar/didático, para consumo/utilização em sala de aula.

Também foram realizadas palestras sobre finanças pessoais, meio ambiente, ética e cidadania, saúde bucal e geral, motivacionais e com informações sobre o Rotary.

O clube também contemplou os alunos com exames oftalmológicos (que incluíram confecção de óculos) e ações de interatividade com a comunidade escolar.

Diário da Serra

Notícias da editoria