Diário da Serra
Diário da Serra

Faissal propõe linhas de crédito para energia solar através da Desenvolve MT

Assessoria 25/11/2021 Política

Deputado apresentou indicação que visa incentivar implantação de energia fotovoltaica no estado.

Política

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou na sessão desta quarta-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma indicação de abertura de linhas de crédito para aquisição e implantação de sistemas de energia fotovoltaica para pessoas físicas e jurídicas.  Os recursos, de acordo com a proposta do parlamentar, seriam disponibilizados através da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT).

As linhas de crédito, segundo o deputado, são fundamentais para que a população e as empresas possam fazer a compra e instalação de placas solares e demais equipamentos, tendo em vista a enorme dificuldade que os moradores de Mato Grosso vêm enfrentando com o aumento na conta de energia elétrica. A energia fotovoltaica é produzida a partir de luz solar, e pode ser obtida mesmo em dias nublados ou chuvosos, sendo uma fonte limpa e renovável.

“Mato Grosso está em quarto lugar no ranking de geração de energia solar no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre 2020 e 2021, a Energisa registrou aumento de 200% nos pedidos de análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição. Esses dados nos mostram que cada vez mais consumidores estão migrando para esse sistema, demonstrando que iniciativas como a abertura de linhas de crédito, principalmente para pessoas físicas, é fundamental para que esse número aumente ainda mais”, afirmou Faissal.

O valor médio de instalação de painéis de energia solar pode chegar a cerca de R$10 mil em residências e até R$30 mil nas redes comerciais. Além dos valores de instalação, há também custos de manutenção e aprovação da concessionária de energia. Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito para financiamento exclusivo de energia sustentável, com uma taxa de juros a partir de 1,17% ao mês.

Diário da Serra

Notícias da editoria