Diário da Serra
Diário da Serra

NESTE SÁBADO – Município prepara dia ‘D’ do Outubro Rosa

Fabíola Tormes / Redação DS 13/10/2021 Saúde

Serão feitas a coleta de preventivo, testes rápidos, entre outros

Saúde

Aproveitando o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação de 2021 marcado para este sábado, dia 16 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde prepara também uma programação especial para Outubro Rosa, com coleta de preventivo, testes rápidos, entre outras atividades.

O objetivo, de acordo com a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta, é aproveitar a abertura das unidades de saúde em dia diferenciado e proporcionar às mulheres um dia de cuidados com a saúde.

“Favorecendo num mesmo dia que seja possível completar a carteira de vacina da criança, vacinação Covid também e a coleta de preventivo”, adianta,

ao explicar que, para realizar o exame, é necessário ter entre 25 a 64 anos, não ter tido relações sexuais dois dias antes da coleta, não estar menstruada e não estar usando pomadas e medicamentos na vagina.

As atividades serão realizadas das 13h às 16h, e os atendimentos estarão concentrados nas unidades do Presidente, Morada do Sol, Tangará II, Shangri-la, Nazaré, Alto da Boa Vista, Goiânia, Araputanga, Cohab, Santa Izabel e Progresso.

Além disso, as salas de espera das unidades de saúde serão utilizadas para repassar informações às mulheres que estiverem presentes.

Mais

Já em relação aos exames de mamografia, a secretária garante que não há fila de espera. “Está bem tranquila, com agendamentos rápidos e [exames] sendo executados de uma forma tranquila”.

De segunda a quinta, explica a secretária, são realizadas as mamografias no Posto Central, com uma média de 6 a 8 exames por dia.

“Mas não temos feito essa quantidade diária, porque não temos tanta procura”.


Diário da Serra

Notícias da editoria