Diário da Serra
Diário da Serra

CULTIVANDO ÁGUA BOA - Trabalhos de recuperação da nascente do Queima Pé iniciam nesta semana

Fabíola Tormes / Redação DS 20/09/2021 Geral

Diferentes atividades serão desenvolvidas, iniciando com a limpeza da mina/nascente

Geral

A partir desta semana, uma série de ações com foco na recuperação de nascentes de rios e córregos de Tangará da Serra, especialmente a nascente do Rio Queima Pé, principal responsável pelo abastecimento da cidade, serão realizadas. 

O trabalho ambiental iniciará nesta terça-feira, 21, na nascente do Queima Pé, que sofre com sérios problemas de assoreamento, através de sedimentos oriundos das estradas do entorno desse local e de lixo ali depositado aleatoriamente. Para o local está programada a realização de um trabalho baseado na metodologia utilizada no Estado do Paraná pelo Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional e pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

De acordo com o consultor ambiental e engenheiro agrônomo, Décio Elói Siebert, diferentes atividades serão desenvolvidas na cabeceira do Rio Queima Pé, iniciando com a limpeza da mina/nascente. Em seguida haverá a implantação de uma barreira com pedras marroadas e solo-cimento para aumentar o depósito de água. Por fim, a área será cercada para evitar a entrada de animais e pessoas e é efetuado o plantio de essências nativas quando necessário para recompor a vegetação.

Concomitantemente aos trabalhos de recuperação das nascentes, será realizada uma capacitação de técnicos locais nessa atividade, nos dias 21 e 22 de setembro, organizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba (CBH Sepotuba) e Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, erviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Rotary Club da Cidade Alta, Fazenda Santa Amália e da Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O trabalho será coordenado pelo Diretor de Meio Ambiente do Município de São José das Palmeiras, no Paraná, Quirino Kesler, que já desenvolveu o trabalho de recuperação de mais de 100 nascentes naquele município. 

A programação consiste em aulas práticas de recuperação de nascentes e instalação de drenos verticais para absorção da água das chuvas pelo solo.

Para o desenvolvimento das ações, a Estrada da Cabeceira do Rio Queima Pé, nas proximidades da Comunidade Vale do Sol, estará interditada entre os dias 20 e 26 de setembro.

Diário da Serra

Notícias da editoria