Diário da Serra
Diário da Serra

BARRA DO BUGRES – Professores lançam livro com histórias de 18 etnias indígenas

Assessoria 04/08/2021 Educação

Livro será lançado na próxima segunda-feira, 9, virtualmente

Educação

Com uma vasta riqueza ainda a ser descoberta, a cultura indígena desperta o interesse de pesquisadores de diversas áreas. No campo das linguagens e suas tecnologias não poderia ser diferente. Com a aproximação cada vez mais estreita entre “homem branco” e os povos indígenas, as trocas socioculturais se tornam cada vez mais comuns. Assim, a partilha de conhecimento entre os grupos avança consideravelmente. Tendo o objetivo de difundir histórias oriundas da oralidade destes povos, um livro será lançado no dia 9 de agosto, através de live no YouTube: Antologia de Narrativas dos Povos Indígenas de Mato Grosso.

A obra, financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, é assinada pelos professores Leandro Polastrini e Marcelo Munduruku. Sem muita pretensão, o trabalho que viria a se transformar num livro nasceu em meio às aulas da disciplina de literatura, ministrada em 2019 pelos professores no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Indígena (Faindi) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres. O que nasceu como um simples exercício de estudo do gênero narrativo, acabou se transformando num material vultoso que traz incríveis histórias de 18 etnias. Essas histórias foram contadas e transcritas pelos próprios acadêmicos do curso, trabalhando tanto oralidade quanto a escrita na língua portuguesa.

“Em 2020, com toda essa onda que veio da pandemia do Covid-19, teve o edital da Lei Aldir Blanc, esse incentivo grande para os artistas que veio um pouco mais tardio, mas que aconteceu, nos despertou esse interesse em publicar esse material que já estava ali organizado, só tinha sido sistematizado. Então, o objetivo em transformar em livro foi porque já tínhamos esse material, identificando uma carência literária de escritores indígenas”, salientou o professor Leandro Polastrini,

ao destacar que apesar da ampla diversidade cultural do estado de Mato Grosso, há poucos registros de produção literária escrita por etnias indígenas.

Ainda conforme o professor, o livro tenta proporcionar que o estado de Mato Grosso acompanhe outras localidades do país no que diz respeito à produção literária indígena, incentivando indígenas a partirem para este campo, dividindo suas histórias. A ideia foi bem recebida pelos estudantes.

Para os autores da obra, as narrativas podem causar estranhamento para leitores não indígenas. Muitas delas possuem alta carga mística, histórica e discorrem sobre as origens desses povos e como eles se relacionavam antigamente. Todavia, a originalidade e as marcas da oralidade foram preservadas nas transcrições contidas no livro.

Marcelo Munduruku, um dos autores do livro, destacou a necessidade de fomento à literatura indígena como ferramenta de crescimento da cultura mato-grossense.

“Temos essa oportunidade de lançar o trabalho que vem engrandecer, divulgar e trazer um fragmento apenas do muito que é a narrativa, as histórias dos povos indígenas do nosso estado”.

A ‘Antologia de Narrativas dos Povos Indígenas de Mato Grosso’ será lançada na segunda, 9 de agosto, às 19h, de forma virtual, no canal do professor Leandro Polastrini no YouTube.

“Esse trabalho é muito importante porque vai reverberar não só no campo literário ou na cultura do não-indígena, como também na cultura do próprio indígena”, concluiu Polastrini.
Diário da Serra

Notícias da editoria