Diário da Serra

JULHO AMARELO – CTA/SAE realiza mutirão de testes rápidos de Hepatites Virais

Alexandre Rolim / Assessoria 26/07/2021 Saúde

Mutirão acontecerá nesta quarta e quinta, das 7h30 às 17h

Julho Amarelo

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizam ao longo desta semana ação alusiva ao Julho Amarelo, mês de combate às Hepatites Virais.

A coordenadora do setor, enfermeira Cláudia Cunha de Oliveira, relata que acontecerá um mutirão de realização de testes rápidos no CTA/SAE, nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de julho, das 7h30 às 17h, seguindo todas as recomendações de cuidado contra a Covid-19.

Além disso, o CTA/SAE fará ação no Hospital Municipal/UPA 24 Horas, com testes rápidos nos pacientes que aguardam atendimento, das 14h às 18h horas, entre segunda e sexta-feira. Os enfermeiros e enfermeiras da unidade hospitalar também receberão treinamento prático sobre as hepatites virais.

Mais – O dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.

Hepatite é o nome dado a toda inflamação que atinge o fígado, um importante órgão do sistema digestório, que tem um papel principal na desintoxicação do organismo. Essa doença é causada, na maioria das vezes, por uma infecção viral — embora também possa ser acarretada pelo uso abusivo de substâncias tóxicas (álcool, medicamentos e drogas), doenças genéticas ou autoimunes.

O maior problema das hepatites virais é que os seus sintomas costumam ser bem silenciosos, muitas vezes passando despercebidos até que surja uma complicação da doença. Isso reforça a importância de realizar exames de check-up frequentemente (entre 6 e 12 meses) para se certificar de que a saúde está em dia e da busca de médicos especializados caso tenha contato com pessoas portadoras desse distúrbio.

Notícias da editoria