Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA - Projeto Arte em Movimento é finalista do Programa Itaú Social

Fabíola Tormes / Redação DS 11/05/2021 Cultura

80 projetos foram selecionadas para a próxima etapa

Cultura

Com objetivo de realizar formação e fomento financeiro a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovem a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade, foi lançado em 2020 o Programa Itaú Social Unicef.


Este programa nasce das experiências e conquistas do Prêmio Itaú-Unicef, que por 25 anos reconheceu e deu visibilidade a projetos desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil voltados ao desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes. 
 

Assim, neste novo formato, o programa recebeu a inscrição de 687 organizações que tiveram seus materiais e planos de intervenção avaliados a partir de diretrizes propostas pelos três eixos do Programa – desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território. 
 

Desse total, 80 projetos foram selecionadas para a próxima etapa, entre eles o Projeto Arte em Movimento, através da Associação Folclórica de Tangará da Serra. O projeto, que já foi premiado duas vezes, em 2015 e 2017, agora busca uma parceira ainda maior, trabalhando em quatro regiões.
 

Para isso, de acordo com a coordenadora do Projeto Arte em Movimento, professora Joeli Siqueira, o mesmo será desenvolvido em parceria com as escolas Décio Burali, Dom Bosco, Fausto Masson e Gentila Susin Muraro. “Vamos espalhar esse projeto na cidade inteira, praticamente”, afirma, ao destacar que o projeto visa tirar as crianças da rua e oportunizar um novo olhar através da arte, seja pela dança, teatro, pintura e/ou artesanato. 
 

Nesta etapa de avaliação e seleção, cada organização irá desempenhar o papel de avaliador de outra organização que atua em uma região brasileira diferente da sua. Como parte deste processo, entrevistas entre as OSCs serão feitas no período de 10 a 21 de maio.
 

Se classificada, o projeto receberá R$ 100 mil para dar início as ações. “Poder voltar a fazer a nossa arte, nossa história dentro da associação, junto com o Ponto de Cultura e projetos agraciados”.

Diário da Serra

Notícias da editoria