Diário da Serra
Diário da Serra

Secretaria de Saúde antecipa 2ª dose da Covid-19 em idosos

Redação DS / Serra FM 25/04/2021 Saúde

Objetivo é deixar o idoso apto para também ser vacinado contra a gripe

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra começa a aplicar, de maneira antecipada, a partir desta segunda-feira, dia 26 de abril, a segunda dose da vacina Covid-19 em idosos. O objetivo é deixar o idoso apto para também ser vacinado contra a gripe.


A antecipação vale para idosos que tomaram a primeira dose da vacina Butantan até o dia 10 de abril, o que garante o intervalo recomendado pelo fabricante, entre 14 e 28 dias, e deixará o idoso apto para a vacinação contra a Influenza, que começará a partir do dia 11 de maio a este público-alvo.
 

“Essas pessoas estão sendo convocadas para que elas possam estar o quanto antes aptas a tomar a vacina da gripe, que precisa do intervalo de pelo menos 15 dias”, explica a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta, ao destacar que esses idosos poderão tomar a segunda dose entre os dias 26 e 29 de abril, portanto entre segunda e quinta-feira desta semana, na Clínica da Família, em horários previamente agendados, que podem ser consultados no site da Prefeitura Municipal. “Sabendo que a vacina da gripe, para os idosos, deve abrir a partir do dia 11 de maio. Então, antecipando a vacina da Covid, você consegue diminuir a janela”.
 

Contudo, a secretária explica que a antecipação não é obrigatória e caso o idoso não possa comparecer na data e horário sugerido, mantém-se o dia do agendamento que consta no cartão de vacina. “A orientação é pela preferência da vacina contra a Covid, em especial esses que estão sendo convocados, que é a segunda dose, para ai então ter efetivação da imunização”. 
 

Influenza – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou dia 19 de abril em Tangará da Serra, sendo que nesta primeira etapa, que segue até 10 de maio, devem ser vacinados as crianças de 6 meses a menores de 6 anos  (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.
 

As vacinas estão sendo aplicadas nas Unidade de Saúde – exceto a Clínica da Família – das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Diário da Serra

Notícias da editoria