Diário da Serra
Diário da Serra

Estudantes de Barra do Bugres são premiadas em Olimpíada Brasileira Astronomia e Astronáutica

Adilson Rosa | Seduc MT 16/04/2021 Educação

As estudantes fizeram a avaliação online; seis participaram e duas ganharam medalhas de bronze

Educação

Duas estudantes da escola estadual Professora Julieta Xavier Borges, no município de Barra do Bugres, foram premiadas na 23ª Olimpíada Brasileira Astronomia e Astronáutica (OBA). Emilly Vitória de Oliveira Pereira e Gabriely Barreto Teixeira, ambas no 8º ano do Ensino Fundamental, receberam medalhas de bronze.


Além delas, mais quatro alunos ficaram entre os finalistas: Emanuelly Vitoria Fernandes da Silva, Murilo Laurentino de Oliveira, Enzo Gabriel da Silva Costa e Heloísa Manuelly dos Santos.
 

Por causa da pandemia, o evento foi realizado de forma não presencial, no final do ano passado. A premiação foi divulgada no início deste mês.
 

Para Gabriely, ser medalhista foi uma surpresa e também uma forma de ganhar mais conhecimento. “Foi uma experiência nova e estou muito feliz com a premiação”, comemora.
 

Vitória também ficou emocionada com a medalha, pois nunca tinha feito uma prova do OBA, na modalidade virtual. “Para mim foi muito significativo ganhar essa medalha de bronze. Já tinha participado da OBA dois anos e ganhava o certificado, que também é muito importante para mim”, assinala.
 

A Olimpíada
 

A olimpíada ocorre uma vez ao ano, com questões de conhecimentos científicos. Existem aplicativos de simulação para preparar os alunos com antecedência.
 

Para a realização da prova não presencial, o aluno recebe um link com senha individual. As questões são de múltiplas escolhas, com imagem, com texto. O aluno tem três dias para acessar com horários definidos.
 

Incentivo
 

A diretora Andreia Rodrigues Geres ressalta o empenho dos finalistas nas atividades propostas. Em seu entendimento, as medalhas refletem o trabalho desenvolvido pelos alunos pelo professor de Ciências, Jeison Lisboa Santos, que incentivou os alunos.
 

“Acredito que esse resultado positivo incentiva os demais estudantes da unidade a participarem nos próximos eventos, pois todos têm suas potencialidades, habilidades a serem descobertas e consolidadas. A parceria e incentivo das famílias nas ações desenvolvidas na instituição também foram fundamentais”, avalia Andreia.

Diário da Serra

Notícias da editoria