Diário da Serra
Diário da Serra

Com menos da metade das vagas de mesário voluntário preenchidas, Cartório faz apelo

Tangará em Foco 27/08/2020 Política

Somente em Tangará da Serra são necessários 876 mesários

Política

Menos da metade das 1.056 vagas de mesário voluntário necessárias para o bom desenvolvimento das eleições em 2020 em Tangará da Serra e Nova Olímpia foram preenchidas, fato que causa preocupação no Cartório da 19ª Zona Eleitoral.


“Estamos tendo dificuldades com o baixo número de mesários voluntários. Hoje não temos nem metade. Há muitos pedidos de dispensa e baixa inscrição de voluntários”, informou o Cartório à imprensa.


O órgão, através do chefe local, Luis Gustavo Romko, gravou um vídeo onde faz um apelo para que a população de Tangará e de Nova Olímpia se voluntarie e evite transtornos no pleito eleitoral marcado para 15 de novembro.


Segundo ele, o cenário já era esperado em função do temor provocado pela pandemia do coronavírus (covid-19). Uma das medidas anunciadas pelo TSE inclui três horas a mais nas salas de votação. As possíveis aglomerações causam muito temor, além da necessidade de manuseio de papeis, documentos e as inevitáveis filas.


Para se ter uma ideia, somente em Tangará da Serra são necessários 876 mesários, que serão distribuídos entre as 219 seções eleitorais. Por outro lado, Nova Olímpia, que faz parte da Zona Eleitoral com sede em Tangará, precisa de 180 mesários para atuar nas 45 seções.


Nesta eleição, Tangará tem 69.332 eleitores aptos para votar. Já Nova Olímpia tem 12.535.


Voluntarie-se - Para fazer a inscrição de voluntário em Tangará e Nova Olímpia não precisa sair de casa, nem ir ao Cartório. Os interessados em se cadastrar como voluntários podem acessar as redes sociais do Cartório Eleitoral de Tangará da Serra – Facebook e Instagram, onde haverá um link para preenchimento virtual. O eleitor pode ainda ligar no Cartório Eleitoral para fazer a inscrição.


O atendimento no Cartório Eleitoral está sendo feito somente via telefone 3326-2363 e 3326-5070, do período das 7h30 às 13h30 e/ou via e-mail zona19@tre-mt.jus.br. 

Diário da Serra

Notícias da editoria