Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha atinge quase 300 cadastrados para doação de medula

Rodrigo Soares / Redação DS 02/02/2020 Saúde

Ao todo, campanha atingiu 295 doadores cadastrados

Campanha aconteceu na última semana

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) em conjunto com o  Registro Brasileiro de Doador Voluntário de Medula Óssea (Redome) realizaram na última semana uma campanha de cadastro de novos doadores de medula óssea no município. A ação aconteceu na sede da Unitan, oportunidade em que 295 pessoas efetivaram seus cadastros.


De acordo com a coordenadora da Unitan, Juliana Gramarim, apesar do número ser relativamente alto, a expectativa era atingir maior quantia de doadores, visto que foram dois dias de campanha. “Foi uma boa campanha, mas esperávamos um pouco mais. No primeiro dia foi muito tranquilo, se as pessoas tivessem ido mais teríamos chegado aos 400. A maioria das pessoas deixaram para ir mais no segundo dia da campanha, após o almoço, então não deu para cadastrar todo mundo”, comentou a coordenadora, ao destacar que a responsável técnica do Hemocentro afirmou que a campanha acontecerá novamente em Tangará, provavelmente ainda nesse semestre.


Atualmente, a chance de um paciente encontrar um doador dentro da própria família é de 25%. Caso nenhum familiar seja compatível, a busca pode ser realizada através do Redome, onde a chance de encontrar um candidato compatível é uma a cada 100 mil disponíveis. “Por isso é  importante a gente aumentar o número do doadores cadastrados”.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria