Diário da Serra
Diário da Serra

Curso ´O jornal como recurso pedagógico´ começa hoje

Redação DS 22/03/2007 Espaço Leitura

Curso ´O jornal como recurso pedagógico´ começa hoje

     

Ministrado no ano passado para 40 professores, o curso ´O jornal como recurso pedagógico´ começa hoje em sua segunda edição, às 19h, na escola Dom Bosco, para 48 professores das 12 escolas que participam do Projeto Espaço da Leitura.

Novamente ministrado pela professora especialista Iolanda Cristina do Nascimento Garcia, o curso terá de 40 horas, sendo 16 presenciais, quatro com produção do professor e 20 para entrega dos relatórios das atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula. As aulas, que iniciam hoje vão até o final de abril, sendo em maio a entrega dos relatórios e mostra de trabalhos desenvolvidos com os alunos. “O curso tem a finalidade de construir com os professores atividades que serão desenvolvidas em sala de aula, com alunos, utilizando o jornal como recurso pedagógico, para incentivar a leitura e produção de texto”, explica a professora.

Em relação as aulas a professora destaca que estas serão realizadas com a participação dos professores através de dinâmicas, atividades de leitura, recortes, colagens, compreensão, interpretação, comparação e produção. “Finalizando o curso é uma coletânea de atividades que servirão de suporte para a práxis de sala de aula”.

Além destes o curso tratará ainda conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; identificação das partes do jornal; produção de textos jornalísticos; diferenciação da notícia e reportagem; a linguagem utilizada no jornal; produções de diferentes textos, linguagem visual; criatividade e produção argumentativa, descritiva e narrativa.

Participarão do projeto professores das escolas Antenor Soares, Ayrton Senna, Bento Muniz, Dom Bosco, Jada Torres, João Batista, Jonas Lopes, José Nodari, Laura Vieira, Manoel Marinheiro, Sílvio Paternez e Pedro Alberto Tayano.

Diário da Serra

Notícias da editoria